Na segunda-feira (29), três municípios do norte do Rio Grande do Sul registraram casos de desmatamento que somam cerca de 83.200 metros quadrados de vegetação nativa destruídos, área equivalente a mais de 11 vezes o tamanho do gramado do Maracanã. As ocorrências foram identificadas pelo 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3º BABM) em Nova Alvorada, Dois Irmãos das Missões e Erval Seco.
Em Nova Alvorada, a fiscalização apontou a destruição de 21.200 m² de vegetação em estágio avançado de regeneração, incluindo 2.800 m² em Área de Preservação Permanente (APP), localizada próxima a uma nascente. Em Dois Irmãos das Missões, um alerta emitido pelo sistema MapBiomas levou à constatação da intervenção em 12.300 m² de banhado e à supressão de vegetação nativa. Já em Erval Seco foi registrado o maior dano ambiental, com 49.700 m² de vegetação destruídos. O responsável apresentou uma licença ambiental, mas o documento não estava em conformidade com a legislação e não possuía validade.
Segundo especialistas, o desmatamento florestal e o uso irregular do solo geram sérios impactos ambientais, incluindo a perda de biodiversidade e o agravamento das mudanças climáticas. De acordo com a Lei n.º 9.605/98, os responsáveis podem ser penalizados com multa e detenção de um a três anos.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper