As equipes da Defesa Civil seguem em alerta nas regiões Metropolitana, dos vales do Sinos, Caí e Paranhana, monitorando com atenção o nível dos rios após as chuvas que se iniciaram ainda no final de semana. A elevação gradual das águas tem colocado comunidades ribeirinhas em estado de prontidão, com risco crescente em alguns pontos.
A principal preocupação desta segunda-feira (28) é o comportamento do Rio Gravataí, que vem apresentando subida constante desde a noite de domingo. Em Gravataí, conforme medições realizadas pela Estação Hidrometeorológica da Agência Nacional de Águas (ANA), no ponto do Caça e Pesca Parque dos Anjos, o rio atingiu 3,24 metros, entrando em estado de atenção, já que o nível considerado normal é de 2,60 metros. A cota de inundação, segundo a Defesa Civil do município, é de 4,76 metros.
Outros rios da região também estão sendo monitorados. Em Montenegro, o Rio Caí apresentava nesta manhã 2,33 metros – bem abaixo da cota de transbordamento, que é de 6 metros. Já em Campo Bom, o Rio dos Sinos chegou a 3,64 metros, sendo que a cota de inundação é de 7,20 metros. Em Novo Hamburgo, o mesmo rio está em 4,6 metros, também dentro da normalidade e sem causar transtornos até o momento.
As autoridades seguem acompanhando os dados das estações de medição e orientam que as comunidades próximas às margens dos rios fiquem atentas às atualizações e aos possíveis alertas. Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper