Um tornado foi registrado no interior de Encruzilhada do Sul, na Região dos Vales, no final da tarde de domingo (15). O fenômeno ocorreu por volta das 18h35 e foi filmado por moradores da localidade de Arroio Abranjo.
A moradora Maria Suzeti Angeloni Casteller registrou o fenômeno em vídeo. Ela relatou que percebeu a formação de nuvens baixas e carregadas antes de iniciar a gravação.
O Centro de Monitoramento da Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que o tornado se formou durante uma tempestade intensa que atingiu a zona rural de Encruzilhada do Sul e também o município vizinho de Canguçu.
Foram registrados danos em propriedades no interior dos dois municípios. No entanto, a Defesa Civil ainda apura se os estragos foram causados diretamente pelo tornado ou pela tempestade que acompanhava o fenômeno.
Minutos antes do registro, às 18h30, a Defesa Civil havia emitido um Alerta Laranja para a região, indicando a possibilidade de rajadas intensas de vento e queda de granizo.
Os tornados são fenômenos atmosféricos que surgem geralmente durante tempestades severas em áreas com grande variação de ventos. Nessas condições, formam-se nuvens de tempestade conhecidas como cumulonimbus. Dentro dessas nuvens, o ar quente sobe e o ar frio desce em alta velocidade, gerando energia pela diferença de temperatura, o que provoca raios, ventos intensos e granizo. Quando essa troca de massas de ar se intensifica ainda mais, com ventos superiores a 100 km/h, o movimento pode alcançar o solo, originando o tornado.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Foto: Divulgação
