O curta-metragem “Um Certo Capitão Rodrigo”, produzido por estudantes do Ensino Médio do Colégio Totem Cruz Alta a partir do projeto Luz, Câmera, Totem, foi destaque na Mostra Nacional de Cinema Estudantil do Festival de Cinema de Gramado, realizada nesta quarta-feira, 13 de agosto. Entre os 17 finalistas, a produção cruz-altense conquistou o prêmio de Melhor Ator, entregue ao estudante Vitor Hugo Tolfo pelo papel do Capitão Rodrigo, e o de Melhor Curta na escolha do Voto Popular.

A obra, adaptada de O Tempo e o Vento, de Erico Verissimo, foi desenvolvida em sala de aula dentro da área de Linguagens, envolvendo as disciplinas de Literatura, Língua Portuguesa, Arte e Produção Textual. No processo, os estudantes participaram de todas as etapas, desde a leitura e discussão da obra até a escrita do roteiro, captação de imagens, edição e produção artística. A iniciativa contou ainda com workshops de especialistas como o publicitário Jeison Ertel e o jornalista Oscar Van Riel, que ofereceram suporte em roteiro, narrativas, edição, filmagem e produção.
O diretor do Colégio Totem, Fernando Nonnemacher, comemorou a conquista e destacou a importância do projeto:
“O Colégio Totem fazendo história em projetos regionais e nacionais a partir da sala de aula e levando o nome de Cruz Alta e de Erico Verissimo para novos horizontes. Parabenizamos e agradecemos aos nossos estudantes, às famílias e à comunidade escolar pelo apoio e confiança constantemente depositados no nosso trabalho de excelência com resultado e acolhimento.”
Em reconhecimento ao feito, durante a programação dos 204 anos de Cruz Alta, neste domingo (17), a prefeita Dra. Paula entregará aos alunos e à equipe do colégio a condecoração Mérito Cultura do Município.
O curta foi produzido por Luiza Berwanger, Anna Cristina Jorgens, Rafaella Marson, Beatriz Pedroso, Lucas Dziwovski e Vitor Hugo Tolfo, todos alunos da 3ª série do Ensino Médio. Além de atuar, eles assumiram funções como direção, edição, sonoplastia e figurino, vivenciando uma imersão completa na adaptação da obra literária para o audiovisual.
A edição 2024 do Festival de Cinema de Gramado teve como tema Literatura Gaúcha, celebrando autores como Erico Verissimo e Simões Lopes Neto, e reforçando o vínculo entre a arte cinematográfica e a identidade cultural do Rio Grande do Sul.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper