Dentro da programação alusiva aos 204 anos de Cruz Alta e marcando o início das comemorações da Semana da Pátria, o município receberá, na segunda-feira, feriado de 18 de agosto, às 8h, o fogo simbólico da Pátria, aceso na capital gaúcha e conduzido pela comitiva da Liga da Defesa Nacional.
A centelha será trazida até Cruz Alta por Lutimar Abreu Paes, ex-atleta olímpico e atual secretário municipal de Esportes, que partirá do Comando da AD/3 em direção ao Palácio da Intendência. A recepção ocorrerá na Praça General Firmino de Paula, em frente à Prefeitura, com a presença de autoridades civis e militares.
Após a solenidade, o fogo simbólico será conduzido por atletas militares até a Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA), onde permanecerá guarnecido até o 7 de setembro.
Cruz Alta será a primeira cidade do Rio Grande do Sul a receber o fogo simbólico, que, a partir do município, seguirá para diversas cidades do estado, mantendo viva a tradição cívica que antecede o Dia da Independência.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper