A tradição e o orgulho gaúcho foram celebrados na manhã desta quarta-feira, 03/09, com a chegada da Chama Crioula a Cruz Alta. A solenidade de recepção aconteceu no Piquete Tradição e Querência, reunindo autoridades, tradicionalistas e a comunidade local para marcar o início dos Festejos Farroupilhas 2025.

Vinda do município de Quinze de Novembro, a centelha percorreu cerca de 70 quilômetros até Cruz Alta, conduzida por mais de trinta cavaleiros em cavalgada coordenada por João Cabral. Entre os participantes estavam o patrão Zenildo Dias, a presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas, Marili Borchardt Horbach, que representou as mulheres, além das crianças Luísa Fiorin, Inácio Borchardt Horbach, Pietro Martins Reis, Arthur Massuquini e Ítalo Borchardt Horbach, simbolizando o futuro do tradicionalismo.
A centelha trazida a Cruz Alta tem origem no Fogo Simbólico da Pátria, em Caxias do Sul, e é conduzida todos os anos a diferentes cidades gaúchas, como símbolo maior do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Em 2025, os festejos têm como tema “Ondas curtas para uma história longa – O centenário de Darcy Fagundes e os 70 anos do Grande Rodeio Coringa”. O patrono escolhido é Mário Barbosa de Mattos, engenheiro agrônomo, jornalista, escritor e artista plástico reconhecido pela valorização da cultura gaúcha.
Durante a cerimônia, personalidades locais foram homenageadas, entre elas Antônio Procel, símbolo da força e da simplicidade do homem do campo e guardião do legado do tropeirismo. O evento também contou com a presença do secretário de Educação, Paulo Moraes, representando o Poder Executivo.
A Chama Crioula ficará sob a guarda do Piquete Tradição e Querência até o dia 13 de setembro, quando será conduzida à abertura oficial da Semana Farroupilha de Cruz Alta, que promete mobilizar a comunidade com atos culturais e tradicionalistas.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fotos: ASCOM Prefeitura de Cruz Alta