A tradição gaúcha ganhou destaque em Cruz Alta no último sábado, 13 de setembro, com a abertura oficial dos Festejos Farroupilhas 2025. O evento foi marcado por um ato simbólico: a fusão das Chamas Crioulas do Rio Grande do Sul e Missioneira, além da geração da Chama Crioula na localidade de Benjamin Nott.

A programação iniciou às 14h, com a cerimônia de geração da chama, seguida de uma grande cavalgada com cerca de 300 cavaleiros, representando as 11 instituições tradicionalistas do município. O grupo conduziu a Chama Crioula até a Praça General Firmino de Paula, em frente à Prefeitura, onde ocorreu a solenidade oficial de abertura dos festejos e a união simbólica das chamas.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a prefeita Paula Rubin Facco Librelotto, o deputado estadual e primeiro cavaleiro do município Rafael Braga, a secretária de Cultura e Turismo Shana Reis, a presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas Marili Borchardt e a coordenadora regional adjunta de Educação da 9ª CRE, Juçara Costa.
Neste ano, os festejos têm como tema:

“Chama que une gerações para uma história longa – O centenário de Darcy Fagundes e os 70 anos do Grande Rodeio Coringa”.
O patrono é Mário Barbosa de Mattos, engenheiro agrônomo, jornalista, escritor e artista plástico reconhecido por sua dedicação à valorização da cultura gaúcha.
Ao longo da Semana Farroupilha, Cruz Alta terá uma programação especial, culminando no tradicional Desfile de 20 de Setembro, que deve reunir mais de 800 cavaleiros de diversas entidades tradicionalistas. A guarda da Chama Crioula passará por CTGs, DTGs e piquetes do município até o encerramento das comemorações.
Os festejos contam com o apoio da Prefeitura de Cruz Alta, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e a realização das entidades tradicionalistas da cidade.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte e fotos: Prefeitura de Cruz Alta