A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Concessionárias de Energia da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, na segunda-feira (22), um requerimento que convoca representantes das empresas CEEE Equatorial e RGE para prestar esclarecimentos sobre os recentes aumentos nas contas de luz e o funcionamento das bandeiras tarifárias.
O pedido foi feito pelo deputado Paparico Bacchi (PL), que ressaltou a importância de informar a população sobre os motivos dos acréscimos e como eles afetam os consumidores gaúchos. “É fundamental que as pessoas entendam os fatores que impactam diretamente no valor que pagam pela energia elétrica e como são aplicadas as bandeiras tarifárias”, destacou Bacchi.
A CPI, formada por 12 deputados, também aprovou a requisição de informações ao secretário nacional de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, João Daniel Cascalho, além de convidar vereadores que já participaram de investigações locais sobre o setor elétrico.
Para aprofundar o debate, a comissão iniciará nesta semana uma caravana pelo interior do Estado, visitando as cidades de Osório, Rio Grande, Erechim, Caxias do Sul e Santana do Livramento. O objetivo é ouvir consumidores, autoridades municipais e especialistas, garantindo um panorama mais completo sobre os aumentos das tarifas e a qualidade do serviço prestado pelas concessionárias.
A expectativa é que as convocações e visitas da CPI contribuam para maior transparência no setor elétrico e permitam a adoção de medidas que beneficiem os usuários gaúchos, em especial aqueles mais impactados pelo aumento nos valores das contas de energia.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper