A partir desta sexta-feira, 3/10, iniciou-se a fase de pré-inscrição para ingresso na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul em 2026. A oferta contempla vagas públicas em Cursos Técnicos, Curso Normal e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) informa que haverá aumento na oferta de vagas para estudos em turno integral, com inscrições abertas até 2 de novembro. A seleção poderá ocorrer por sorteio público ou prova, dependendo da escola escolhida pelo estudante.
No próximo ano, 515 escolas da rede estadual oferecerão ensino em tempo integral, com previsão de 40 mil vagas. Conforme a Seduc, em 2025, o período de adesão registrou o maior número de novas escolas na série histórica, com 137 instituições ingressantes por meio de chamamento público. A expectativa é de que o número de oportunidades seja até oito vezes maior em comparação a 2022, quando foram disponibilizadas 5 mil vagas no Ensino Médio. A maioria das escolas de turno integral oferecerá sete a nove horas de atividades diárias para o Ensino Médio.
A secretária de Educação do RS, Raquel Teixeira, destacou a importância da conquista: “Alcançamos estes números na saída de uma pandemia que abalou o mundo e logo após enfrentarmos a maior tragédia climática da nossa história, com as enchentes de maio de 2024. Isso demonstra a resiliência e dedicação das nossas equipes, das coordenadorias e, principalmente, das comunidades escolares, que acreditaram na mudança”.
As pré-inscrições podem ser feitas pelo site escola.rs.gov.br/matriculas. Mais informações estão disponíveis em tinyurl.com/2tb8hykw.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper