A colheita do arroz no Rio Grande do Sul avançou para 91,51% da área cultivada, de acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira (2) pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Dos 970.194 hectares semeados no estado, 888.852 hectares já foram colhidos, evidenciando um progresso significativo nas atividades de campo.
As regiões da Fronteira Oeste e da Planície Costeira Externa destacam-se com os melhores índices de colheita. Na Fronteira Oeste, 96,83% da área já foi colhida, enquanto a Planície Costeira Externa alcançou 98,16%. Outras áreas também mostram bons desempenhos: a Zona Sul registrou 93,38%, a Planície Costeira Interna atingiu 90,90% e a Campanha alcançou 87,97%. A Região Central é a que apresenta o menor índice até o momento, com 76,47%.
Luiz Fernando Siqueira, gerente da Divisão de Pesquisa e Extensão Rural (Dater), explicou que o atraso na semeadura na Região Central contribui para o ritmo mais lento de colheita nessa área. “Com o clima colaborando em boa parte do ciclo, a expectativa é de que a colheita seja finalizada nas próximas semanas”, afirmou. Após a conclusão da colheita, a Dater realizará uma análise detalhada sobre a produtividade e as áreas perdidas.
Os dados da colheita são atualizados semanalmente pelo Irga, por meio da plataforma Safra, que reúne informações detalhadas sobre o progresso da semeadura e colheita. A ferramenta é alimentada pelos 37 escritórios do instituto, localizados nas principais regiões arrozeiras do estado, garantindo um acompanhamento preciso do andamento das lavouras.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper