A passagem do ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul entre a noite de terça-feira e a manhã desta quarta-feira causou estragos em residências e bloqueios parciais em algumas vias devido à queda de árvores.
Em Imigrante, os fortes ventos provocaram a queda de ao menos oito árvores nas localidades de Linha Berlim, Garibaldi, Rechs e Daltro Filho, além de Linha Westfalia e Ano Bom, em Colinas. Na Linha Garibaldi, uma casa foi totalmente destelhada, e dois moradores precisaram ser encaminhados para a residência de parentes. As ocorrências foram atendidas pelos Bombeiros Voluntários, e felizmente ninguém ficou ferido.
Em Vera Cruz, a ventania também provocou quedas de árvores em duas localidades às margens da RSC 153, na Ferraz e Linha Floresta, deixando o trânsito em meia pista. As equipes de bombeiros trabalharam para liberar a via, enquanto a Defesa Civil, segundo o secretário Wellington Rodrigues, atuava no atendimento às famílias afetadas. Em uma das residências, a área de lazer foi parcialmente destruída após a queda de uma varanda.
No município de Cruz Alta, os ventos mais fortes começaram por volta das 10h e causaram destelhamentos em algumas casas, registrando a intensidade da ventania na cidade. A Defesa Civil segue monitorando os municípios e orienta a população a manter precauções em áreas de risco.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper