A presença de um ciclone extratropical na costa do Uruguai deve provocar ventos intensos em várias regiões do Rio Grande do Sul no início da semana. De acordo com a Defesa Civil estadual, as rajadas podem variar entre 60 e 80 km/h já nesta segunda-feira (13), especialmente no Sul, Litoral, Região Metropolitana de Porto Alegre, Vales, Serra e Nordeste. A tendência é de que os ventos se intensifiquem ao longo do dia.
Em Porto Alegre, a previsão indica rajadas entre 60 e 70 km/h, podendo ser ainda mais fortes em alguns pontos da cidade devido à influência da topografia. Segundo a MetSul Meteorologia, o período mais ventoso deve ocorrer entre o final da manhã e o meio da tarde, com a ventania perdendo força gradualmente no período da noite.
A Defesa Civil recomenda que a população redobre a atenção, especialmente em áreas abertas, próximas à costa ou em locais com árvores e estruturas suscetíveis aos ventos fortes. O órgão orienta também que objetos soltos sejam recolhidos e que seja evitada a permanência embaixo de árvores durante rajadas mais intensas.
Em Cruz Alta, após um domingo de instabilidade, a segunda-feira começou com mínima de 12°C e deve registrar máxima de 22°C durante a tarde. A previsão não indica possibilidade de chuva para o município, mas os ventos podem chegar a 26 km/h ao longo do dia, exigindo atenção da população.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper