O calor e o tempo firme dominaram a sexta-feira (10) no Rio Grande do Sul, com máximas chegando a 30°C em diversas cidades. Em Cruz Alta, a mínima registrada foi de 18°C e a máxima prevista para este sábado (11) deve atingir 28°C, conforme dados da MetSul Meteorologia. No entanto, a estabilidade do tempo tem hora para acabar: o estado se prepara para a formação de um ciclone extratropical que deve provocar instabilidade generalizada a partir do domingo (12).
Durante o sábado, o sol ainda aparece entre nuvens, mas o ar quente e úmido que chega do norte e a presença de uma área de baixa pressão no centro da Argentina favorecem a elevação das temperaturas e o aumento da umidade. O cenário é propício para a formação de pancadas isoladas de chuva e trovoadas entre o final da tarde e a noite, especialmente em áreas do interior.
As temperaturas permanecem elevadas em todas as regiões: em Porto Alegre, variam de 16°C a 29°C; em Bagé, de 15°C a 28°C; em Santa Rosa, de 16°C a 32°C; e em Ausentes, entre 8°C e 23°C.
O alerta maior é para o domingo (12), quando a atuação de um sistema de baixa pressão próximo ao estado deve gerar instabilidade em praticamente todo o território gaúcho. A previsão aponta chuvas fracas a moderadas na metade sul, que podem se tornar localmente fortes em pontos isolados, e volumes mais elevados nas regiões central e norte, com risco de temporais e rajadas de vento.
Segundo a MetSul, o ciclone extratropical começa a se formar no fim deste sábado, entre Buenos Aires e o sul do Uruguai, e deve atingir maior intensidade na segunda-feira (13), já sobre o oceano Atlântico. Embora se afaste gradualmente do continente, seus efeitos ainda serão sentidos no Rio Grande do Sul com ventos intensos e precipitações localizadas.
De acordo com o Boletim Integrado Agrometeorológico 41/2025, elaborado pela Seapi, Emater/RS-Ascar e Irga, os acumulados de chuva podem variar entre 10 e 100 milímetros. As regiões centrais e do norte devem registrar os maiores volumes, podendo ultrapassar os 100 mm em áreas isoladas, enquanto no extremo sul os totais devem ficar abaixo dos 50 mm.
A partir da segunda-feira, o sistema começa a perder força e o tempo se estabiliza gradualmente. Na terça (14) e quarta-feira (15), o sol volta a predominar e não há expectativa de chuva significativa na maioria das regiões. O período promete temperaturas mais amenas e um breve alívio após o fim de semana de instabilidade e calor.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper