As fortes chuvas do fim de semana provocaram estragos em pelo menos 26 cidades do Rio Grande do Sul, segundo levantamento da Defesa Civil. Porto Vera Cruz foi o município que mais registrou precipitação, acumulando 142,5 milímetros desde sábado. Já em relação às rajadas de vento, Erechim foi a cidade mais atingida nas últimas 12 horas, com registros de até 66,2 km/h.
A Metsul Meteorologia aponta que, entre a tarde e a noite desta segunda-feira (22), o tempo começa a melhorar gradualmente com o avanço de uma massa de ar seco e frio de alta pressão. A previsão é de que quase todo o estado encerre o dia com tempo firme. No entanto, a chegada do ar frio deve derrubar as temperaturas à noite, marcando o início da primavera com mínimas mais baixas.
Entre os municípios mais afetados, houve alagamentos, destelhamentos, quedas de árvores, postes de energia danificados, granizo e comunidades temporariamente isoladas. Em Arroio Grande, por exemplo, árvores caíram sobre vias e veículos, além de postes de luz. Em Santa Maria, bairros registraram alagamentos e até mesmo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi atingida por infiltração no telhado, afetando a rede elétrica e equipamentos médicos.
Outras cidades tiveram residências destelhadas, como Vanini, onde 17 casas foram atingidas, e Soledade, que contabilizou 15 imóveis danificados. Em Porto Xavier, o granizo causou prejuízos em lavouras e danificou o telhado de 14 residências. Já em Ivorá, comunidades ficaram isoladas devido ao transbordamento de córregos.
A Defesa Civil distribuiu lonas para os moradores prejudicados e segue monitorando a situação em todas as regiões.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper