O número de municípios do Rio Grande do Sul afetados pela instabilidade climática da última semana subiu para 46, segundo balanço atualizado neste domingo (24). O cenário mais crítico ocorreu em São Lourenço do Sul, no Sul do estado, onde o transbordamento do Arroio São Lourenço provocou enchente histórica, atingiu milhares de moradias e deixou 500 pessoas desalojadas e outras dez desabrigadas. A prefeitura decretou calamidade pública.
Conforme o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden), a precipitação acumulada chegou a 201 mm no município, enquanto produtores rurais registraram até 300 mm em pluviômetros particulares. Para efeito de comparação, a média histórica de agosto na região, baseada em dados de Pelotas, é de 117 mm, ou seja, em apenas 36 horas choveu o equivalente a 50 dias.
Intensidade das chuvas
De acordo com meteorologistas, dois sistemas atmosféricos foram responsáveis pelos volumes extremos: uma frente quente, que se organizou na sexta-feira (22) e trouxe chuva volumosa para o Sul e o Leste do estado, e uma frente fria que, ao avançar, intensificou ainda mais a precipitação.
O impacto não se restringiu ao Sul. Em São Sepé, no Centro do estado, os acumulados chegaram a 210 mm, enquanto em Cachoeira do Sul foram registrados 180 mm. Em Porto Alegre, alguns bairros contabilizaram 130 mm entre sexta e sábado, superando a média histórica de agosto, que é de 120 mm. Na Região Metropolitana, Viamão acumulou 150 mm.
Municípios atingidos
Até agora, foram confirmados danos relacionados à chuva nos seguintes municípios: Alegrete, Alvorada, Amaral Ferrador, Arambaré, Bagé, Barra do Ribeiro, Barros Cassal, Caçapava do Sul, Cacequi, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Camaquã, Canguçu, Canoas, Canudos do Vale, Cerro Grande do Sul, Chuvisca, Cristal, Dom Feliciano, Encruzilhada do Sul, Estância Velha, Eugênio de Castro, Faxinal do Soturno, Horizontina, Jaguarão, Jaguari, Jóia, Lindolfo Collor, Pinheiro Machado, Portão, Porto Alegre, Porto Lucena, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Gabriel, São José do Hortêncio, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Sapucaia do Sul, Sinimbu, Tunas, Turuçu, Venâncio Aires, Vera Cruz e Vila Nova do Sul.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper