Um caminhão-cegonha que transportava sete caminhonetes Toyota Hilux zero quilômetro tombou na manhã de terça-feira (22) sobre a nova ponte do Guaíba, em Porto Alegre, provocando um prejuízo estimado em mais de R$ 1,4 milhão.

As caminhonetes, avaliadas individualmente em mais de R$ 200 mil, haviam sido importadas da Argentina e estavam sendo levadas do centro de distribuição da Toyota, em Guaíba, para o pátio da transportadora Tegma, em Gravataí, de onde seriam distribuídas para diversas regiões do país.
Durante o acidente, ocorrido por volta das 10h em uma das alças de acesso à freeway, na altura do km 95, uma das Hilux se desprendeu da carreta e despencou de uma altura de cerca de 20 metros, caindo sobre a Rua Voluntários da Pátria. O veículo foi removido ainda no mesmo dia.
O motorista da cegonheira foi o único ferido e recebeu atendimento médico. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a remoção do caminhão exigiu o uso de dois guinchos de grande porte e contou com o apoio da concessionária CCR ViaSul. O trânsito no local ficou parcialmente bloqueado durante a operação.

A velocidade máxima permitida no trecho é de 50 km/h, e a PRF ainda apura as causas do acidente. Segundo o chefe substituto de Comunicação da PRF, Laudson Viegas, o disco tacógrafo será analisado para verificar se houve excesso de velocidade.
“Ainda estão sendo averiguadas as causas do acidente, vai ser olhado o disco tacógrafo para ver se realmente ele estava ou não em excesso de velocidade, mas fica esse alerta, principalmente em curvas mais fechadas, tem esse cuidado extra para evitar acidentes”, afirmou Viegas.
A transportadora Tegma, responsável pelo transporte das caminhonetes, informou por nota que a cegonheira realizava um serviço terceirizado e que as causas do acidente estão sendo apuradas.
Um acidente semelhante foi registrado no mesmo local em junho, quando uma carreta carregada com serragem também tombou na curva de acesso.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fotos: GZH