Os casos de intoxicação por metanol associados ao consumo de bebidas alcoólicas continuam crescendo no Brasil. De acordo com boletim divulgado pelo Ministério da Saúde na noite desta quarta-feira (8), já foram registradas 259 notificações em todo o país, sendo 24 casos confirmados, 234 em investigação e 146 suspeitas descartadas.
No Rio Grande do Sul, a pasta aponta um caso confirmado e quatro em investigação. Entretanto, a Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) atualizou os números e informou que há três casos suspeitos em acompanhamento: um homem de 21 anos, de Novo Hamburgo; um homem de 23 anos, de Porto Alegre; e um homem de 20 anos, de Passo Fundo.
A SES também confirmou que três casos foram descartados após análise laboratorial: em Nova Santa Rita (homem de 45 anos), Porto Alegre (homem de 38 anos) e Santa Maria (homem de 84 anos).
Caso confirmado em Porto Alegre
O caso confirmado no Estado envolve um homem de 42 anos, atendido no Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre. Conforme informações da SES, o paciente relatou ter ingerido duas caipirinhas de vodca em um bar na cidade de São Paulo, no dia 26 de setembro. O exame de sangue, realizado em laboratório terceirizado, confirmou a presença de metanol na amostra.
Além do Rio Grande do Sul, os estados de São Paulo (20 casos confirmados) e Paraná (3 casos confirmados) também registram ocorrências de intoxicação. As autoridades sanitárias reforçam o alerta à população sobre os riscos do consumo de bebidas de procedência duvidosa e recomendam atenção redobrada à rotulagem, lacre e origem dos produtos adquiridos.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper