Um erro na escolha do caminho durante a volta para casa é a principal hipótese da Polícia Civil para o acidente que causou a morte de um casal no Rio Taquari, em Lajeado, na madrugada desta terça-feira, 22 de julho. Márcia Helena Heiermann, de 47 anos, e Vanderlei Heiermann, de 53, foram encontrados mortos dentro de uma caminhonete submersa nas águas do rio, na região do Porto dos Bruder.

Segundo a investigação, o casal havia saído de uma casa noturna no centro de Lajeado, onde passou parte da noite, e seguia para Estrela, município vizinho onde residia na localidade de Linha Geraldo Baixa. O trajeto habitual até a residência envolvia o acesso à Rua Ítalo Reali, que conecta à ponte entre os dois municípios. No entanto, por motivos ainda desconhecidos, Vanderle, que dirigia o veículo, não utilizou essa rota.
De acordo com o delegado Humberto Roehrig, responsável pela apuração do caso, havia forte neblina no momento em que o casal deixou a festa, o que pode ter comprometido a visibilidade do motorista. Câmeras de segurança próximas ao Parque Ney Santos Arruda mostram a caminhonete se deslocando na direção do rio, pouco antes do local onde foi localizada.
“A principal hipótese é de que o condutor tenha se desorientado e, por engano, acessado uma área que leva diretamente ao rio”, afirmou Roehrig.
Ele destacou que não há indícios de crime:
“Não há registro de perseguição, histórico de ameaças ou conflito. As imagens também não mostram outros veículos próximos. Tudo aponta para uma fatalidade.”
Testemunhas relataram que o casal havia consumido bebida alcoólica durante a noite. A confirmação desse dado dependerá da análise dos exames realizados pelo Departamento Médico Legal (DML) de Lajeado, que também investigará a causa oficial das mortes.
Márcia e Vanderlei estavam desaparecidos desde a madrugada de domingo (20). Familiares registraram boletim de ocorrência na manhã de segunda-feira (21), após várias tentativas frustradas de contato. O vídeo de uma câmera de segurança, mostrando o veículo minutos depois da saída da boate, direcionou as buscas para a área do Porto dos Bruder, onde o Corpo de Bombeiros localizou os corpos e retirou a caminhonete Blazer de cor bordô da água.
O casal, junto havia mais de 25 anos, deixou três filhos. Márcia trabalhava como diarista e Vanderlei era autônomo.
Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento das vítimas.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper