O Campus Ibirubá teve papel de destaque na histórica participação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) na sétima edição dos Jogos dos Institutos Federais da Região Sul (JIFSul), realizada entre os dias 21 e 24 de julho de 2025, nas cidades de Santa Maria e Restinga Seca. A delegação do IFRS alcançou o melhor desempenho de sua trajetória nos JIFSul, conquistando um total de 18 medalhas.

Entre os grandes protagonistas dessa conquista, estão os estudantes do Campus Ibirubá, que garantiram medalhas de ouro nas modalidades de vôlei e futsal masculino, além da vitória no lançamento de disco masculino. Uma aluna ibirubense também integrou o time de futsal feminino, que ficou com a medalha de bronze.
O evento esportivo reuniu delegações dos seis Institutos Federais da Região Sul do Brasil — IFRS, IFFarroupilha (instituição anfitriã), IFSul, IFC, IFSC e IFPR — nas modalidades de atletismo, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia, nas categorias feminina e masculina. Os atletas classificados representaram suas instituições após vencerem os Jogos do IFRS realizados em Canoas, na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), entre 2 e 4 de julho, e a Etapa de Xadrez, realizada em 8 de julho, no Campus Porto Alegre.
Entre os destaques individuais, está o estudante Miguel Felipe Seibel, do Campus Ibirubá, medalhista de ouro no voleibol, que celebrou a conquista com entusiasmo. “O respeito, a alegria e a vontade de ganhar não faltaram em nenhum momento. As disputas eram algo bonito de ver por estarem várias pessoas que jogam super bem dentro de quadra. Estou ainda mais feliz por ter vivenciado o JIFSul em que o IFRS fez a sua melhor participação”, declarou.

Agora, os campeões se preparam para o desafio nacional. De 24 a 29 de novembro, os estudantes classificados disputarão os Jogos Nacionais dos Institutos Federais (JIF), em Natal, no Rio Grande do Norte, com atletas de todo o país. A expectativa é de mais uma participação memorável do IFRS, levando consigo o orgulho da atuação destacada do Campus Ibirubá.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte e fotos: IFRS