O calor ganha ainda mais força no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, dia 14, após a elevação das temperaturas registrada desde terça-feira (13). Mesmo com a ocorrência de pancadas de chuva isoladas em alguns pontos do estado, os termômetros já marcaram valores elevados. Em Uruguaiana, a máxima chegou a 36,8ºC, enquanto em Marques de Souza e São Paulo das Missões as temperaturas atingiram 36ºC.
De acordo com a MetSul Meteorologia, os dias mais quentes da semana ainda estão por vir. Nesta quarta-feira, o sol predomina em grande parte do território gaúcho, embora haja a presença de nuvens esparsas na maioria das regiões. As temperaturas máximas devem se manter semelhantes às de terça-feira em muitas cidades, mas em áreas específicas o calor tende a se intensificar, como em Porto Alegre e na Região Metropolitana, onde a tarde pode registrar até 35ºC em alguns setores.
Apesar do predomínio do sol, algumas áreas do estado devem ter momentos de maior nebulosidade. Nessas regiões, há novamente a possibilidade de chuva muito isolada e passageira, típica do verão, especialmente no Leste do Rio Grande do Sul. A previsão indica essa condição para a Serra, os Aparados da Serra e áreas próximas à Lagoa dos Patos.
Já na quinta-feira, dia 15, o calor deve atingir níveis ainda mais elevados, com máximas que podem se aproximar dos 40ºC em parte do estado. Entre a sexta-feira e o sábado, dia 17, a atuação de uma frente fria deve provocar chuva mais generalizada no território gaúcho, trazendo alívio gradual para as temperaturas elevadas.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
