Em cerimônias realizadas na última sexta-feira, 25/07, nas cidades de Porto Alegre e Montenegro, a Brigada Militar do Rio Grande do Sul celebrou a formatura de 539 novos soldados do Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM). A solenidade na capital, sediada na Academia de Polícia Militar, contou com a presença do governador Eduardo Leite, que destacou o impacto do reforço no efetivo para a segurança pública gaúcha. Em Porto Alegre, formaram-se 258 soldados, enquanto Montenegro foi palco da conclusão de curso de outros 281, dos quais 58 vieram de outras regiões do país.

Durante seu pronunciamento, o governador ressaltou os avanços no enfrentamento à criminalidade no estado. “Credito o avanço na segurança pública aos homens e mulheres, aos nossos soldados que combatem o crime ou estão presencialmente percorrendo as ruas, mostrando que aqui no Rio Grande do Sul não toleraremos a criminalidade,” declarou Leite.
O secretário-adjunto da Segurança Pública, coronel Mário Ikeda, também enfatizou a importância do aumento do efetivo. Segundo ele, a presença ampliada da Brigada Militar nas ruas contribui para a queda dos índices criminais e para a maior sensação de segurança da população. “O aumento do efetivo com esta formatura vai nos ajudar, não só nos indicadores de criminalidade, mas para aumentar a sensação de segurança da nossa população,” disse.

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli, dirigiu-se aos formandos com palavras que relembraram a história da Instituição, prestes a completar dois séculos, e a responsabilidade que os novos soldados assumem ao vestir a farda. “No atendimento às ocorrências e em cada interação que tiverem com a sociedade, levem a técnica e a lei na cabeça, a bravura e o compromisso no coração,” afirmou.
Os paraninfos das turmas também emocionaram os presentes com discursos de reconhecimento e esperança. Em Porto Alegre, o subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Douglas da Rosa Soares, destacou o esforço e a transformação vivenciada pelos formandos. “Celebramos o fim de uma etapa severa, mas também o renascimento de homens e de mulheres dispostos a trilhar um caminho de doação, coragem e paixão,” declarou.
Já em Montenegro, o tenente-coronel Oscar Bessi Filho lembrou a atuação dos policiais durante as enchentes de 2024, enfatizando o espírito de solidariedade e serviço público que já se manifestava nos alunos mesmo antes da formação. “Vocês, antes de se tornarem soldados da Brigada, já agiam como tal, estendendo a mão sem esperar nada em troca, o que diz muito mais sobre ser policial do que qualquer manual de doutrina,” afirmou.
Investimentos em estrutura
Durante a cerimônia em Porto Alegre, o governador Eduardo Leite também oficializou a entrega de 70 novas viaturas para a Brigada Militar. As chaves foram repassadas ao comandante-geral, coronel Feoli, em um ato simbólico que representa a renovação da frota e o fortalecimento logístico da Corporação. Entre os veículos entregues estão seis Toyota Corolla Cross, 29 Mitsubishi Pajero Sport, duas Ford Ranger, sete motocicletas, nove bases móveis e 17 micro-ônibus.

Conforme o comandante-geral, os novos veículos ampliarão a mobilidade das equipes, aumentando a capacidade de resposta em situações emergenciais e fortalecendo tanto a atuação preventiva quanto a repressiva. “Trata-se de um investimento estratégico, que valoriza os policiais, protege nossas comunidades e fortalece a atuação preventiva e repressiva,” destacou Feoli.
Sobre o curso
O Curso Básico de Formação Policial Militar teve início em agosto de 2024 e se estendeu até julho de 2025. Ao todo, foram ministradas 1.615 horas-aula, sob supervisão do Departamento de Ensino da Brigada Militar e com execução da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos de Porto Alegre. A formação capacitou os soldados para o policiamento ostensivo e outras atribuições operacionais fundamentais ao serviço de segurança pública no Estado.
Além do governador e do alto comando da Brigada Militar, a formatura contou com a presença de diversas autoridades estaduais e municipais, que acompanharam a solenidade e parabenizaram os novos integrantes da Corporação.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper