A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (3º BABM), flagrou nesta quinta-feira (11/12) o desvio de recurso hídrico em uma propriedade rural no interior de Pejuçara. A equipe chegou ao local após receber uma denúncia sobre captação irregular de água destinada à irrigação.
Durante a fiscalização, os policiais constataram dois pontos de captação de água diretamente de um córrego. No local, foram identificadas barragens de nível construídas no curso d’água para desviar o fluxo e abastecer o sistema de irrigação da lavoura. O proprietário apresentou uma Licença de Operação (LO), porém o documento estava vencido desde 18 de abril de 2020.
O desvio de recurso hídrico é considerado crime ambiental e pode gerar diversos impactos, como a redução do nível de água no córrego, prejuízo à irrigação de outras propriedades, comprometimento da produção de alimentos, danos à economia local e risco de erosão e assoreamento do curso d’água.
Diante das irregularidades, os policiais do 3º BABM formalizaram a ocorrência por meio de um Termo Circunstanciado, que agora seguirá para os trâmites legais.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte e foto: Brigada Militar
