A Brigada Militar localizou, na noite desta sexta-feira (5), um verdadeiro arsenal de guerra escondido em uma área de mata no interior de Cotiporã, na Serra gaúcha. A apreensão ocorreu quase dez dias após o roubo do armamento, ocorrido em Nova Prata, e resultou na recuperação de nove armas de grosso calibre, incluindo dois fuzis, rifle, carabina, espingarda e pistola de uso restrito.
Segundo o 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (BPAT), as armas estavam escondidas às margens de uma estrada vicinal na localidade de Linha Almirante Tamandaré. A localização do esconderijo foi obtida a partir de informações repassadas ao Serviço de Inteligência da Brigada Militar, que identificou possíveis comparsas dos autores do assalto. Até o momento, ninguém foi preso.
Entre o material apreendido estão dois fuzis — um AK-47 e outro de calibre 708 —, um rifle calibre .22, uma carabina, uma espingarda calibre 12, uma pistola 9 milímetros de uso restrito e três revólveres calibres 357, 22 e 38, além de diversas munições.
De acordo com a corporação, as armas pertencem a um homem residente em Nova Prata, que possui registro de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC). No dia 25 de junho, ele teve a residência invadida por três criminosos armados, que renderam e agrediram ele, sua esposa e o filho. O trio fugiu levando o arsenal, mas já foi identificado pelas forças de segurança.
Os suspeitos são apontados como integrantes da facção criminosa “Os Abertos”, que atua em pontos de tráfico de drogas na região da Serra.
“Muito provavelmente essas armas seriam utilizadas na prática de outros crimes. Sua retirada de circulação representa um importante golpe contra a criminalidade”, afirmou o tenente-coronel Flori Chesani Júnior, comandante do 3º BPAT. Ele destacou ainda que o trabalho integrado entre as unidades locais e regionais tem sido fundamental para o êxito das ações preventivas da Brigada Militar.