O Grêmio voltou a vencer no Campeonato Brasileiro e ganhou fôlego na luta contra o rebaixamento. Na noite desta terça-feira (29), o Tricolor derrotou o Fortaleza por 2 a 1, em jogo atrasado da 14ª rodada, disputado na Arena. Os dois gols gremistas foram marcados por Braithwaite, ambos de pênalti. Deyverson descontou para os visitantes no segundo tempo.
Com o resultado, o time comandado por Mano Menezes chegou aos 20 pontos, manteve-se na 14ª colocação, mas abriu cinco pontos de vantagem em relação ao Z-4. O próximo compromisso do Grêmio será no sábado (3), às 21h, contra o Fluminense, no Maracanã.
O Tricolor começou pressionando e logo aproveitou duas falhas da defesa cearense. Aos 8 minutos, após lançamento, Cristian Olivera foi derrubado por Magrão dentro da área. Braithwaite cobrou com tranquilidade no meio do gol para fazer 1 a 0. Quatro minutos depois, nova escapada, desta vez com Alysson, que também foi derrubado por Magrão. O atacante dinamarquês bateu novamente, agora no canto esquerdo, e ampliou: 2 a 0.
Após os dois gols, o Grêmio recuou e buscou os contra-ataques em velocidade. Alysson e Cristian Olivera eram os principais escape pela direita, enquanto o Fortaleza tinha dificuldades para criar. A primeira etapa terminou com poucas chances e muitos cartões.
Na etapa final, o ritmo da partida caiu. O Fortaleza passou a ter mais a bola, mas pecava na definição das jogadas. O Grêmio, por sua vez, tentava manter a vantagem apostando na velocidade de seus atacantes.
Aos 29 minutos, Deyverson aproveitou cruzamento da esquerda e cabeceou firme, exigindo grande defesa de Tiago Volpi. No rebote, Lucca Prior mandou por cima. O próprio Deyverson ainda conseguiu descontar em nova jogada aérea, mas a reação parou por aí.
Nos minutos finais, o goleiro gremista voltou a aparecer com outra boa defesa em cobrança de falta de Gastón Ávila. Magrão também brilhou ao impedir o terceiro gol em chute forte de Edenilson. Pavon ainda perdeu uma chance clara no último lance da partida.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper