Foi realizada nesta quinta-feira, 25/09, a audiência que encerrou a fase de instrução do processo que investiga o homicídio de uma criança de 5 anos, ocorrido em março deste ano em São Gabriel. A sessão, presidida pela juíza Liz Grachten, da Vara Criminal da Comarca, contou com o interrogatório do réu e a oitiva de dez testemunhas de acusação, incluindo a mãe da vítima.
Com o encerramento da instrução, foi aberto o prazo para a apresentação de memoriais, as alegações finais das partes que resumem os argumentos e provas. Após o período de dez dias, o processo seguirá para a etapa de pronúncia, quando a magistrada decidirá se há elementos suficientes para levar o acusado a julgamento pelo Tribunal do Júri. Caso seja pronunciado, o homem será submetido a júri popular.
O réu, que segue preso, responde por três crimes: tentativa de homicídio, com cinco qualificadoras (motivo torpe, uso de asfixia, traição e dissimulação, recurso que dificultou a defesa da vítima e o fato de a vítima ser menor de 14 anos, com majorante por se tratar de descendente); homicídio qualificado, com seis qualificadoras (as mesmas já citadas, exceto o uso de asfixia, além de meio cruel e ocultação de outro crime); e ameaça.
O caso
De acordo com a acusação, o menino foi arremessado de uma ponte no dia 25 de março. A motivação teria sido o sentimento de posse, a inconformidade com o término do relacionamento e o desejo de vingança contra a ex-companheira. O casal havia se separado em novembro de 2024.
O processo agora aguarda a decisão da Justiça sobre o envio do réu ao Tribunal do Júri.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Correio do Povo