Teve início a pavimentação asfáltica da Rua Borges do Canto, em Cruz Alta, no trecho entre a Rua Argentina e os fundos do Parque Integrado de Exposições. A obra marca o começo de um conjunto de intervenções viárias no município, que contempla o asfaltamento de 13 ruas, com investimento estimado em cerca de R$ 8 milhões, com foco na melhoria da mobilidade urbana, da segurança no trânsito e da infraestrutura viária.
Além da Rua Borges do Canto, estão incluídas no pacote as vias Presidente Vargas, Mariz e Barros, Coronel Melo, Dr. Bozano, General Andrade Neves, Gabriela Beschoren, Ângelo Dani, Itaparica, Siqueira Borges, Procópio Gomes, Coronel Martins e Alberto Plentz. Em parte dessas ruas, os projetos também preveem a substituição de meios-fios e a implantação de sistemas de drenagem pluvial, visando maior durabilidade do pavimento e melhor escoamento das águas.
A prefeita de Cruz Alta, Dra. Paula Rubin Facco Librelotto, destacou que a Rua Borges do Canto é uma importante ligação entre o Parque de Exposições e o bairro Ferroviário, além de atender uma região que concentra escola e posto de saúde. Conforme a chefe do Executivo, a obra inicia pela execução da drenagem, necessária em razão das ondulações existentes na via, garantindo uma base adequada para a aplicação do asfalto e maior qualidade da pavimentação.
O deputado estadual Rafael Braga ressaltou que o asfaltamento da Rua Borges do Canto atende a uma demanda antiga da comunidade e vai proporcionar melhores condições de trafegabilidade e segurança, especialmente para o acesso ao Parque de Exposições e à região ferroviária. No local, serão executados 787 metros de pavimentação asfáltica.
A obra está sendo executada pela empresa ENCOPAV Engenharia LTDA, com fiscalização técnica dos engenheiros Gustavo Plentz e Klaus Borchardt Marasca.
