A sexta-feira, 11 de julho, começa com nevoeiro em diversas regiões do Rio Grande do Sul, especialmente no Centro, Sul e Leste do estado. No entanto, segundo a MetSul Meteorologia, o tempo melhora ao longo da manhã e o sol volta a predominar. As temperaturas seguem baixas ao amanhecer, com mínima de 5°C em Bagé e 9°C em Porto Alegre, mas a tarde será agradável, com máximas superando os 20°C em grande parte do estado.
Apesar do frio matinal, as mínimas não devem ser tão intensas quanto as registradas na última semana, quando várias cidades gaúchas enfrentaram temperaturas negativas.
Início de inverno abaixo da média
O inverno astronômico começou às 23h42 do dia 20 de junho e, em seus primeiros 20 dias, já demonstrou ser um dos mais rigorosos dos últimos anos no Rio Grande do Sul. Dados da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no bairro Jardim Botânico, em Porto Alegre, revelam que a capital teve temperaturas significativamente abaixo da média.
Entre os dias 21 de junho e 10 de julho, a média das mínimas em Porto Alegre foi de 8,6°C — 2,7°C abaixo da média histórica de junho (11,3°C) e 1,8°C abaixo da média de julho (10,4°C). As máximas também ficaram bem abaixo do normal: 16,5°C em média, o que representa 3,8°C abaixo da média de junho (20,3°C) e 3,2°C abaixo da média de julho (19,7°C).
Interior registrou marcas extremas
No interior do estado, o frio foi ainda mais intenso. A menor temperatura do inverno até agora — e também de 2025 — foi registrada em Pinheiro Machado, com -9,1°C no dia 2 de julho. Santana do Livramento teve -7,3°C no dia 1º, enquanto Capão Bonito do Sul e novamente Pinheiro Machado marcaram -6,1°C nos dias 25 de junho e 3 de julho, respectivamente.
Previsão para os próximos dias
A MetSul prevê que os próximos 20 dias, até o fim de julho, devem ser menos frios do que o período anterior. A tendência é de temperaturas acima da média histórica para esta época do ano, marcando uma mudança no padrão observado até agora.
Mesmo com a expectativa de temperaturas mais amenas, a recomendação é de atenção para nevoeiros e madrugadas ainda frias, especialmente em áreas de maior altitude e do interior do estado.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper