Uma cena inusitada tomou conta de Santana do Livramento e acabou virando caso de decreto municipal. Após uma confusão no centro da cidade, onde cavalarianos se envolveram em uma briga a cavalo, usando relhos no meio da área comercial, a prefeitura decidiu proibir a circulação montada no perímetro urbano após as 20h até o fim da Semana Farroupilha.
O Decreto nº 11.852, publicado na terça-feira (16), também veta a circulação de cavalarianos em parques, praças, canteiros e trechos específicos da cidade. As únicas exceções são os dias 14 de setembro, quando ocorreu o recebimento da Chama Crioula, e 20 de setembro, data do Desfile Farroupilha.
Nos vídeos que circularam nas redes sociais, a confusão lembra cena de filme de faroeste: vários homens a cavalo trocando agressões em plena cidade, diante de comerciantes e pedestres assustados. Segundo relatos, a briga teria começado após um cavalariano agredir um dos animais.
O caso gerou repercussão e dividiu opiniões. O vereador Duda Amaral (PP) criticou as medidas da prefeitura, afirmando que a presença dos cavalarianos é parte da tradição da Semana Farroupilha. Para ele, o ideal seria reforçar o policiamento e não proibir. “Quem tem essa tradição respeita o animal, tem a lida com o cavalo, então não vai agredir”, destacou.
Enquanto isso, até o dia 21 de setembro, quem quiser circular a cavalo na cidade terá que respeitar o novo horário. Caso contrário, a cavalgada noturna pode terminar não na praça, mas na delegacia.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper