O Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, poderá ser internacionalizado de forma permanente caso avance a negociação para que a Infraero assuma sua administração. A medida está sendo discutida entre a prefeitura e a estatal federal, com o objetivo de permitir voos internacionais, especialmente voltados à aviação executiva e mediante agendamento.
Esse modelo de operação já foi adotado de forma temporária em 2023, quando o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, ficou fechado. Na ocasião, a Receita Federal, Polícia Federal e Vigilância Sanitária eram acionadas conforme a demanda dos voos internacionais.
Além da mudança na gestão, o município discute com a Infraero a reformulação do projeto de ampliação do terminal de passageiros. O desenho atual, doado à prefeitura, deve ser ajustado para incluir fingers (pontes de embarque), facilitando o acesso aos aviões e ampliando a infraestrutura.
Uma equipe técnica da Infraero deve retornar a Caxias nas próximas semanas para realizar uma vistoria no complexo e elaborar uma proposta oficial de administração. A informação foi divulgada pelo prefeito Adiló Didomenico durante o Prefacast, o podcast da prefeitura.
No início de julho, um protocolo de intenções foi assinado entre o município e a Infraero durante uma visita a Brasília. A estatal se comprometeu a apresentar um plano de investimentos e assumir a gestão do aeroporto.
Paralelamente, o projeto do novo aeroporto de Vila Oliva também avança. A empresa responsável pela obra enviou à Secretaria de Aviação Civil (SAC), do Ministério de Portos e Aeroportos, os últimos dados pendentes para viabilizar a construção do pátio e das pistas. O orçamento atualizado da obra deve ser encaminhado ainda nesta semana. Com o aval da SAC, a prefeitura poderá lançar a licitação.
Outro avanço ocorreu na área ambiental e histórica: o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovou o plano de trabalho do estudo arqueológico complementar que será realizado no terreno do futuro aeroporto. As perfurações estão previstas para o mês de agosto.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: GZH